Moçambique, país situado na costa oriental da África Austral e banhado pelo Oceano Índico, vem realizando um grande esforço no sentido de modernizar o seu Sistema de Previdência e Seguridade Social.
Com cerca de 4 anos de desenvolvimento, o Projeto SISSMO - Sistema de Informações de Segurança Social de Moçambique, conta com diversos sistemas que, juntos, realizam todos os processos de administração e concessão de benefícios do INSS, de uma forma segura e totalmente via web.
O SISSMO é um sistema de alta disponibilidade, desenvolvido com a finalidade de atender às áreas de gestão e operacional do INSS de Moçambique. Utiliza arquitetura robusta e tecnologia de ponta, o que permite que o sistema seja utilizado em grande escala, em nível nacional.
Durante esse período, equipes de profissionais da Integral Sistemas têm se revezado entre as cidades de São Paulo e Maputo (a capital de Moçambique) para desenvolver e implementar diversas soluções em TI que fazem do INSS Moçambicano um dos mais modernos e eficientes da atualidade.
Foram utilizadas modernas práticas de gestão e execução do projeto, como, por exemplo, PMBOK (PMI), RUP (Rational Unified Process) e UML (Unified Modeling Language).
Dentre as soluções desenvolvidas pela Integral Sistemas, destacamos:
• SITE - Sistema de Transações Eletrônicas: solução robusta de intercâmbio de informações entre o INSS Moçambicano e os bancos daquele país.
• SIAT - Sistema de Intercâmbio com a Autoridade Tributária: sistema que viabiliza a troca de informações entre o INSS e ATM (Autoridade Tributária de Moçambique).
• Projeto de Arquitetura do Data Center.
• Portais: INSS, SISSMO e Intranet.
• GED - Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos.
Uma vez que todo o legado de documentos e formulários preenchidos à mão precisariam ser digitalizados, a Integral Sistemas desenvolveu e implementou uma versão para altas demandas do AssinaWeb, composta de Serviços Web (Web Services) e Certificados Digitais que passou a garantir o sigilo, a integridade e a autoria de documentos, de processos e de trocas de informações.
O INSS passou, então, a preservar o seu acervo de documentos contra intempéries e acidentes e, em função do avançado sistema de indexação da solução, a busca e a recuperação de dados tornou-se muito mais eficiente e rápida, reduzindo em muito a análise e a concessão de benefícios.