Em linhas gerais, podemos compreender o FlashCONNECT como uma ferramenta que permite a programação em modo gráfico das informações do seu Banco de Dados D3 em aplicativos com design web. Isso significa uma maior interação entre você e o seu cliente na Internet, acrescentando competitividade, agilidade e flexibilidade de informações à sua empresa.
O FlashCONNECT foi projetado especialmente para habilitar programadores a construírem rapidamente uma interface tipo "web browser" para aplicações Internet, intranet ou extranet; facilitando a integração do banco de dados e dos aplicativos através de uma interface CGI (Common Gateway Interface). O Conceito básico dessa ferramenta é a separação do conteúdo lógico da camada de apresentação, o que facilita a manutenção e permite a reutilização do código. As páginas Web que fazem acesso ao FlashCONNECT podem ser projetadas e criadas com qualquer ferramenta disponível no mercado. As regras de negócio escritas em FlashBasic podem ser preservadas e integradas em projetos FlashCONNECT. Além do suporte às páginas dinâmicas, o FlashCONNECT pode gerar páginas estáticas cujos conteúdos sejam baseados em informações do banco de dados.
O FlashCONNECT é compatível com a maioria dos servidores Web, incluindo Apache, Netscape e o Microsoft IIS; permitindo a integração com todas as plataformas D3, seja no ambiente Unix ou Windows NT. Os usuários podem se conectar a qualquer quantidade de servidores D3, através de um único ou múltiplos servidores web. O FlashConnect suporta aplicações estruturadas em eventos ou em estados. Applets Java, Javascript, ActiveX e VbScript podem ser incorporados.
Uma facilidade chave do Flashconnect é a "persistência", indispensável nos sistemas orientados a transações, mas que não é inerente à Web. O FlashConnect permite que o bloqueio de registros, variáveis, e variáveis tipo "common" sejam passados de uma página Web para outra, à medida que